O Homem-Aranha

As Tecnologias por Trás de o Espetacular: Homem-Aranha

 

Peter Parker está de volta aos cinemas em ‘O Espetacular Homem-Aranha”, da Sony. Apenas cinco anos após o último filme da franquia anterior, “Homem-Aranha 3″, o super-herói da Marvel criado por Stan Lee nos anos 60 estrela uma nova produção. Tudo é novo: as origens do Homem-Aranha, a direção - a cargo agora de Marc Webb (“500 Dias com Ela”) -, e os atores, com Andrew Garfield no papel de Peter e Emma Stone, nova queridinha de Hollywood, como seu par, Gwen Stacy.

Em termos de tecnologia, as novidades também são muitas, em grande parte por se tratar da primeira produção do personagem em 3D, e em resolução 5K. O filme se destaca por, juntamente com “Prometheus”, ser um dos poucos blockbusters do verão americano a terem sido filmados em 3D estéreo. Webb e o diretor de fotografia John Schwartzman (indicado ao Oscar por seu trabalho em “Seabiscuit – Alma de Herói”) queriam que as cenas mostrassem a ação de perto, e para isso seria impossível utilizar um equipamento 3-D de mão pesado. Era necessário algo que fosse pequeno o suficiente para permitir que sua equipe pudesse trabalhar como se estivessem gravando em 2-D.

Por isso, Schwartzman escolheu um par de câmeras RED Epic, acopladas a um pequeno mirror rig da 3ality Digital, o TS-5. O equipamento completo pesava aproximadamente o mesmo que uma câmera regular com acessórios, e podia ser usado sem fios, liberando o diretor de fotografia para realizar qualquer tomada. “Nós testamos praticamente todos os rigs no mercado e escolhemos o da 3ality Digital porque ficamos impressionados com o tamanho compacto do TS-5. Você não tem aqueles efeitos indesejados de sombras durante as tomadas que às vezes aparecem usando outros rigs 3-D”, afirmou, acrescentando que “queríamos um rig que não só oferecesse a melhor qualidade e desempenho, mas também aquele que não iria atrasar a produção; tivemos todos os benefícios de uma imagem 3D, filmando com o calendário de uma produção em 2D”.

 

Isso é exatamente o que Steve Schklair, CEO e fundador da 3ality Digital, tinha em mente quando sua empresa projetou o rip beam splitter TS-5, utilizado pela primeira vez nesse filme. “Nossos sistemas são projetados para que diretores de fotografia tenham liberdade ao filmar em 3-D estereoscópico, com a mesma facilidade das filmagens em 2-D”, disse Schklair.

Outro marco de “O Espetacular Homem-Aranha” é que se trata da primeira produção hollywoodiana a ser filmada com a câmera RED Epic, da RED, em resolução 5K. Além de ser compacta e leve, a câmera impressionou o diretor de fotografia, ao apresentar imagens com a mesma qualidade de um filme em película: “este é o filme mais bonito que já gravei, em qualquer câmera”.


 Há exatos 50 anos, o Homem-Aranha (Spider-Man), personagem da Marvel Comics, apareceu pela primeira vez. Em agosto de 1962, na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy, surgia o super-herói aracnídeo criado por três monstros sagrados dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.

Stan Lee foi o criador do conceito e roteirista das primeiras histórias do Homem-Aranha. Ao seu lado estava Jack Kirby, que participou do desenvolvimento inicial do Escalador de Paredes, mas nunca chegou a ser desenhista regular do herói, papel este que coube a Steve Ditko, o principal desenhista de tramas de mistério e suspense da Marvel e corroteirista de várias das histórias de Lee com o Homem-Aranha.

 O Homem-Aranha foi levemente inspirado na personagem das histórias pulp The Spider (O Aranha), protagonista de vários contos. Diferente de todos os super-heróis da época, porém, Peter Parker foi desenvolvido por Lee e Ditko como um adolescente comum e não o tradicional herói imponente e musculoso. Em sua origem, um garoto, criado pelos tios, genial e impopular no colégio, é picado por uma aranha radioativa e desenvolve força e agilidade proporcionais às de um aracnídeo. Inicialmente ele tenta usar tais habilidades para ganhar fama e dinheiro, mas ao descobrir que um ladrão que ele impediu de escapar foi o assassino de seu tio, Peter Parker decide usar seus poderes para o bem, vivendo através do lema de seu Tio Ben: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades".